top of page

“Se você quer melhorar o mundo, comece fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras”
Stephen Porges

Logo IPB e PVI_quadrado_atual.png

MISSÃO

Através deste Instituto, buscamos difundir o conhecimento teórico, científico e prático relacionado à Teoria Polivagal no Brasil. Elaborando conteúdos apresentados nesta plataforma, visamos compartilhar a jornada científica de Dr. Stephen Porges, criador da Teoria Polivagal, bem como introduzir práticas e terapias salutogênicas que se desenvolveram através dela. Na Plataforma de Ensino do IPB - Instituto Polivagal Brasileiro, você terá acesso à trilha de aprendizado exclusiva do PVI - Polyvagal Institute, fundado por Dr. Stephen Porges, Deb Dana e colegas.

VISÃO

O nosso lema acompanha a visão de Dr. Stephen Porges: "Se você quer melhorar o mundo, comece fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras".

OBJETIVO

Promover a compreensão e a aplicação prática da Teoria Polivagal no Brasil, garantindo seu rigor científico e sua excelência em diversos contextos.

PB_Veronica Biekarck_2025_quadrado.png

CO-FUNDADORA, DIRETORA EXECUTIVA & DOCENTE

Veronica V. Biekarck, MCs

é graduada em Psicoterapia pela Paris Lodron Universität Salzburg, Mestre em Medicina Psicológica/Medicina Complementar pela London Metropolitan University, co-fundadora e docente do Instituto Polivagal Brasileiro. Interessada nas interações mente-corpo, Veronica busca conhecimento integrativo das atuais tendências biopsicossociais e modelos interdisciplinares que descrevem recursos salutogênicos. 

 

Com o objetivo de adquirir uma visão ampla sobre a resiliência e a importância da autorregulação dos fenômenos psicológicos e físicos, sua jornada acadêmica culminou no estudo da Teoria Polivagal, que lhe concedeu a "Lente Polivagal" – o farol de sua missão.

 

Com grande entusiasmo, ela mergulha continuamente no estudo da Teoria Polivagal, buscando promover sua compreensão e aplicação prática em diversos contextos, traduzindo a Neurociência da Segurança e Conexão em conhecimento acessível, garantindo o rigor científico e a excelência da aplicação prática da Teoria Polivagal no Brasil.

PB_Joao Paulo_2025_quadrado.png

CO-FUNDADOR & DOCENTE

João Paulo Maschio, Psi. Esp.

é psicólogo clínico, psicoterapeuta corporal, especialista em psicodrama, supervisor de TRE®, co-fundador e docente do Instituto Polivagal Brasileiro. Atua a mais de 10 anos na área clínica na perspectiva de auxiliar as pessoas a desenvolverem autonomia no processo de autocuidado e de autorregulação. 

Já atuou em diversos contextos como Sistema Prisional, Tribunal de Justiça e Reabilitação física e cognitiva  pelo SUS. Se interessa pela capacidade do ser humano de se adaptar a situações adversas e extremas.

 

Nos últimos anos em sua prática clínica investiga sobre como a saúde está diretamente relacionada à forma com que o individuo se percebe e se insere no meio que vive. 

DOCENTES

Stephen W. Porges, PhD 

é Doutor em Filosofia e Cientista Universitário da Universidade de Indiana na qual é Diretor-Fundador do Traumatic Stress Research Consortium (Consórcio de Pesquisa de Estresse Traumático) do Instituto Kinsey. Ele é professor de psiquiatria na Universidade da Carolina do Norte e professor emérito na Universidade de Illinois em Chicago e na Universidade de Maryland. Sua produção científica é vasta, com mais de 400 artigos revisados por pares, que abrangem diversas áreas do conhecimento, além da autoria de diversos livros.

Porges é reconhecido internacionalmente por suas contribuições pioneiras na neurociência, em particular por criar a Teoria Polivagal que enfatiza a importância do estado fisiológico na expressão de problemas comportamentais, mentais e de saúde relacionados a experiências traumáticas. Porges também é um dos fundadores do Polyvagal Institute, instituto parceiro do Instituto Polivagal Brasileiro.

Deb Dana, LCSW 

é Assistente Social Clínica Licenciada, consultora, autora e palestrante. Seu trabalho se concentra em usar as “lentes” da Teoria Polivagal para compreender e resolver o impacto do trauma. Ela é membro fundador do Polyvagal Institute, consultora da Khiron Clinics e conselheira da Unyte.
Deb também é conhecida por traduzir a Teoria Polivagal em uma linguagem e aplicação clara e acessível e por ser pioneira na metodologia, ferramentas, técnicas e práticas da Rhythm of Regulation®, através da qual o poder da Teoria Polivagal é demonstrado para profissionais e interessados de diversas origens e estilos da vida.
Deb Dana acredita que todos nos beneficiamos ao ter uma compreensão básica do funcionamento do sistema nervoso e ao aprender a ser operadores ativos desse sistema essencial. Essa convicção a leva a oferecer workshops em comunidades fora da área clínica — trazendo a perspectiva Polivagal para as experiências comuns, e por vezes extraordinárias, do dia a dia

PB_Mona Delahooke.jpg

Dra. Mona Delahooke

Mona Delahooke, PhD, é psicóloga clínica licenciada com mais de 30 anos de experiência no cuidado de crianças e suas famílias. Atua como membro sênior do corpo docente da Profectum Foundation, organização dedicada a apoiar famílias de crianças, adolescentes e adultos neurodiversos.

Dra. Delahooke é treinadora para o Departamento de Saúde Mental do Condado de Los Angeles e autora de diversos livros que abordam o desenvolvimento e comportamento infantil. Na Califórnia, possui o mais alto nível de reconhecimento em saúde mental infantil e para bebês, como Mentora de Prática Reflexiva (RPM). É frequentemente convidada para palestras, treinamentos e consultorias para pais, organizações, escolas e agências públicas. Dra. Delahooke dedicou sua carreira a promover intervenções compassivas e baseadas em relacionamento para crianças e famílias expostas a traumas, e para aquelas com diferenças de desenvolvimento, comportamentais, emocionais e de aprendizagem.

Official PVI International Partner PNG.png

Parceiro oficial do Polyvagal Institute

Fundado por Stephen Porges, o criador da Teoria Polivagal

bottom of page