“Se você quer melhorar o mundo, comece fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras”
Stephen Porges
INSTITUTO PARCEIRO
POLYVAGAL INSTITUTE
Dr. Stephen
Porges
A Teoria Polivagal enfatiza o papel que o sistema nervoso autônomo – especialmente o nervo vago – desempenha na regulação da nossa saúde e comportamento.
Criada e desenvolvida por Dr. Stephen Porges, a teoria descreve os estados fisiológicos/psicológicos que estão subjacentes ao nosso comportamento diário, bem como os desafios relacionados com o nosso bem-estar e saúde mental.
Ao aplicar a Teoria Polivagal às nossas vidas pessoais, bem como a disciplinas como medicina, educação e gestão, podemos compreender como a segurança, a co-regulação e a conexão são fundamentais para uma experiência humana saudável.
(Polyvagal Institute, 2023)
QUEM SOMOS
Psi. Esp.
João Paulo De C. Maschio
Me interesso pela capacidade do ser humano de se adaptar a situações adversas e extremas.
Nos últimos anos em minha prática clínica investigo sobre como a saúde está diretamente relacionada a forma com que o individuo se percebe e se insere no meio que vive, e a partir da interação com esse meio.
Atuo na perspectiva de auxiliar as pessoas a desenvolverem autonomia no processo de autocuidado e de auto-regulação.
MCs Veronica
Volkmann Biekarck
Interessada nas interações corpo-mente, busco conhecimento integrativo das atuais tendências biopsicossociais e modelos interdisciplinares que descrevem recursos salutogênicos.
Com o objetivo de adquirir uma visão ampla sobre a resiliência e a importância da auto-regulação dos fenômenos psicológicos e físicos, o meu percurso acadêmico e profissional centra-se nas áreas da psicoterapia, medicina psicológica e complementar, bem como nas práticas de auto-regulação.
OBJETIVO
Instituto Polivagal Brasileiro
Juntos, buscamos através deste Instituto, difundir o conhecimento teórico, científico e prático relacionado à Teoria Polivagal no Brasil.
Elaborando conteúdos apresentados nesta plataforma, visamos compartilhar a jornada de Stephen Porges bem como introduzir práticas e terapias salutogênicas que se desenvolveram através dela.
O nosso lema acompanha a visão de Stephen Porges:
“Se você quer melhorar o mundo, comece fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras”