“Se você quer melhorar o mundo, comece fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras”
Stephen Porges
PRÁTICAS TERAPÊUTICAS
RELACIONADAS À TEORIA POLIVAGAL
Identificando os estados emocionais e físicos relacionados aos três circuitos neurais, descritos nesta teoria, nos ajuda a entender nosso próprio comportamento. Através da consciência da atuação destes três estados perante situações do dia a dia e na forma como interagimos, podemos promover habilidades auto-regulatórias bem como comportamentos co-regulatórios com quem nos relacionamos. Considerando que o comportamento regulatório tem um impacto profundo no estado autonômico, a otimização das capacidades auto- e co-regulatórias também aprimoram as funções homeostáticas e psicológicas.
Com intuito de não apenas introduzir a teoria polivagal para interessados desta plataforma, mas também de introduzir práticas terapêuticas relacionadas à esta teoria, oferecemos tanto cursos de aprofundamento teórico quanto cursos de práticas terapêuticas que podem ser aplicados ao nosso cotidiano, no âmbito clinico, bem como nas áreas de educação e gestão.
Para assistir os vídeos com legendas em outro idioma:
-
ative a legenda clicando no ícone CC no canto inferior direito da tela
-
clique no ícone de engrenagem - Configurações - e selecione - Legendas -
-
clique na opção - Traduzir Automaticamente - e escolha o idioma desejado
VÍDEO INTRODUTÓRIO
A TEORIA POLIVAGAL NA ABORDAGEM DESENVOLVIDA POR DEB DANA
A abordagem desenvolvida por Deb Dana, colega de Porges e co-fundadora do Polyvagal Institute (nossos parceiros americanos), é baseada no conhecimento da Teoria Polivagal de que o sistema nervoso autônomo é moldado pelas primeiras experiências da vida e se remodela com a experiência contínua.
A hierarquia do sistema nervoso autônomo (SNA) e as propriedades emergentes dos estados autônomos é descrita através do "mapeamento autônomo". De maneira que, por meio de exercícios práticos de reconhecimento de padrões de proteção, pode ser verificado, como a neurocepção influencia nosso comportamento.
Através desta experiência, estratégias auto- e co-regulatórias do sistema de engajamento social podem ser desenvolvidas e aplicadas tanto no dia-a-dia quanto em âmbito clínico.
SAFE AND SOUND PROTOCOL
DESENVOLVIDO POR STEPHEN PORGES
Tendo em vista que o processamento auditivo é uma janela para o sistema nervoso, ao ouvir a música especialmente filtrada do Protocolo de Segurança e Som (The Safe and Sound Protocol Listening Therapy - SSP) em um contexto terapêutico, o sistema nervoso pode ser repadronizado para perceber melhor as frequências calmantes de um ambiente seguro. Vivenciando o mundo como seguro, podemos utilizar de forma mais eficaz e eficiente os nossos recursos internos para apoiar a saúde e o bem-estar, construindo as bases para a consciência, incorporação e resiliência.
VÍDEO INTRODUTÓRIO
VÍDEO INTRODUTÓRIO
TRE® - TRAUMA RELEASING EXERCISES DESENVOLVIDA POR DAVID BERCELI
A prática TRE® é composta por uma sequência inovadora de exercícios que auxiliam o corpo a liberar padrões musculares profundos de estresse, tensão e trauma.
Os Exercícios de Liberação de Tensão e Trauma (ou TRE®) baseiam-se na ideia fundamental, apoiada por pesquisas, de que o estresse, a tensão e o trauma são psicológicos e físicos.
O TRE® foi projetado para ser uma ferramenta de autoajuda e autoregulação que, uma vez aprendida, pode ser usada de forma independente, conforme necessário, ao longo da vida, apoiando e promovendo continuamente a saúde e o bem-estar pessoal.
SOMATIC EXPERIENCING®
DESENVOLVIDO POR PETER LEVINE
A Experiência Somática (SE®) é uma abordagem focada no corpo que visa dissolver sintomas de estresse, choque traumático bem como traumas de apego precoce e de desenvolvimento que se acumulam em nossos corpos.
A sensação de segurança é o primeiro passo para resolver o Trauma e restaurar o Sistema Nervoso Autônomo para ter assim um Estado de Vida mais regulado.
Por vezes estamos presos em padrões de luta, fuga ou congelamento e o SE nos ajuda a superar, liberar e renegociar traumas, liberando os sintomas e recuperando assim a resiliência.